CURRÍCULO / BIOGRAPHY

DADOS PESSOAIS

Nome: Nelson Luís Candeias Guerreiro
Data de nascimento: 13 de Setembro de 1974.
Naturalidade: São Sebastião da Pedreira, Lisboa.
Morada: Av. Cardoso Lopes, 28 – 2º Dto. – 2700-160 Amadora
Telefone: 965 158 512
E-mail: nippondream@sapo.pt

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

ENSINO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

É professor equiparado a assistente 1º Triénio na Escola Superior de Artes e Design nas Caldas da Rainha nos cursos de Animação Cultural – leccionando as disciplinas de Forum de Animação Cultural II e Comunicação Cultural -, e de Teatro -leccionando as disciplinas de Correntes Teatrais Contemporâneas e de Happening e Performance.

Desde 2000, tem leccionado em inúmeras acções de formação profissional e pós-graduações nas áreas do Marketing e Comunicação Culturais, Gestão e Produção Cultural, das quais se destacam:

- Formador no módulo de Marketing e Comunicação nas Artes Performativas e Visuais e Coordenação de Projecto no Curso de Gestão e Produção nas Artes do Espectáculo, Fórum Dança-Associação Cultural, Lisboa, Fev.-Nov. 07.

- Formador no módulo de Marketing e Comunicação nas Artes Performativas e Visuais e Coordenação de Projecto no Curso de Gestão e Produção nas Artes do Espectáculo, Fórum Dança-Associação Cultural, Lisboa, Set.-Dez. 06.

- Formador no módulo de Marketing e Comunicação nas Artes Performativas e Visuais no Curso de Gestão e Produção nas Artes do Espectáculo, Fórum Dança-Associação Cultural, Lisboa, Ago. 04.

- Formador no módulo de Marketing e Comunicação nas Artes Performativas e Visuais no Curso de Gestão e Produção nas Artes do Espectáculo, Fórum Dança-Associação Cultural, Faro, Abr. 04.

- Formador no módulo de Marketing e Comunicação nas Artes Performativas e Visuais no Curso de Gestão e Produção nas Artes do Espectáculo, Fórum Dança-Associação Cultural, Lisboa, Mar. 04.

- Formador no módulo de Marketing e Comunicação nas Artes Performativas e Visuais no Curso de Produção nas Artes do Espectáculo, Sete Pés – Coimbra Capital Nacional da Cultura 2003, Lisboa, Jun-Jul. 03.

- Formador no módulo de Desenvolvimento de Públicos para a Cultura no Curso de Serviços Educativos, Sete Pés, Guarda, Jun. 03.

- Professor de Marketing e Comunicação do Curso de Pós-Graduação em Gestão Cultural das Cidades, INDEG/ISCTE, Lisboa, Mai. 03.

- Formador no módulo de Marketing e Comunicação nas Artes Performativas e Visuais no Curso de Gestão e Produção nas Artes do Espectáculo do Porto, Fórum Dança-Associação Cultural, Porto, Dez. 02.

- Formador no módulo de Marketing e Comunicação nas Artes Performativas e Visuais no Curso de Gestão e Produção nas Artes do Espectáculo de Lisboa, Fórum Dança-Associação Cultural, Lisboa, Jul. 02.

- Formador no módulo de Marketing e Comunicação nas Artes Performativas e Visuais no Curso de Gestão e Produção nas Artes do Espectáculo em Torres Vedras, Fórum Dança-Associação Cultural e Transforma-Associação Cultural, Torres Vedras, Dez. 01 – Jan. 02.

- Formador no módulo de Marketing e Comunicação nas Artes Performativas e Visuais no Curso de Gestão e Produção nas Artes do Espectáculo no Porto, Fórum Dança-Associação Cultural e Núcleo de Experimentação Coreográfica, Porto, Out. 01.

- Professor Assistente do Curso de Especialização em Marketing das Artes Performativas e Visuais no Instituto das Novas Profissões (INP) em Lisboa, Mai-Jul 01.

- Formador no Curso de Produção nas Artes do Espectáculo em Lisboa, Fórum Dança-Associação Cultural, Lisboa, Jun 01.

- Professor Assistente dos módulos de Marketing Cultural e de Angariação de Recursos do curso de Pós-graduação de Gestão Cultural da AEP/ Escola de Gestão do Porto – Fev 01.

- Formador nos cursos de Gestão e Marketing de Projectos Culturais e Gestão Estratégica de Públicos e Voluntários para a Cultura, AEP/Porto 2001, Porto, Jan-Fev 01;

- Professor Assistente do Curso de Especialização em Marketing das Artes Performativas e Visuais no INP, Lisboa, Jan-Mar 01;

- Professor Assistente dos módulos de Marketing Cultural e de Angariação de Fundos do curso de Produtores Culturais, AEP/Porto 2001, Porto, Set. – Out. 00;

- Professor Assistente da disciplina de Patrocínio e Mecenato do curso de Pós-Graduação em Turismo, INP, Lisboa, Set. 00;

- Professor Assistente da disciplina de Patrocínio e Mecenato do curso de Pós-Graduação em Gestão das Organizações, INP, Lisboa, Jul. 00;

- Professor Assistente da disciplina de Marketing Cultural do curso de Pós-graduação de Gestão Cultural da AEP – Mai. 00.

CRIAÇÃO E INTERVENÇÃO ARTÍSTICAS

Entre Julho e Agosto participou na residência artística COLINA (Colaboration In Arts) na cidade de Tallin, onde durante 15 dias colaborou com cerca de 20 artistas europeus na criação de projectos e ideias para espectáculos.

Entre Junho e Julho de 2006, apresentou a conferência-performance intitulada Guerrero Notebook: Holiday Out em San Sebastian (Arteleku) e no Porto (Fundação de Serralves).

Entre Fevereiro e Junho de 2006, colaborou como co-criador num espectáculo intitulado Discotheater do Teatro Praga que foi apresentado no Festival ALKANTARA que decorreu em Lisboa, em Junho último.

Entre Novembro e Dezembro de 2005, co-criou com Patrícia da Silva o espectáculo “©” no âmbito do projecto Shall We Dance do Teatro Praga, apresentado no Espaço do Tempo em Montemor-o-Novo.

Em Novembro de 2005 realizou uma fase intermédia do díptico: Guerrero Notebook: Holiday Inn & Out intitulada: Guerrero Notebook: In Between que foi apresentada no Festival A8LAB em Curso promovido pela Transforma – Associação Cultural.

Em Maio de 2005, concebeu e dirigiu o espectáculo Vaivém, a história verdadeira de um projecto transdisciplinar apresentado no Teatro Esther de Carvalho, numa produção do CITEC.

Entre 14 de Junho e 18 de Julho participou no projecto de residência/workshops/programação MUGATXOAN 2004 (uma parceria entre a ARTELEKU (San Sebastian) e a Fundação de Serralves, onde participou em workshops com Ion Munduate, André Guedes, Marten Spänberg e Tino Seghal e Les Grand Magasins e onde paralelamente continuou a pesquisa do projecto-díptico intitulado Guerrero Notebook: Holiday Inn e Guerrero Notebook: Holiday Out.

Em Maio de 2004, apresentou o resultado do work-in-progress em torno de uma nova versão do projecto de conferência-performance intitulada Guerrero Notebook: Holiday Inn apresentada no Festival Realidades Invisíveis, produzido pela Cooperativa de Cultura e Comunicação de Torres Vedras.

Em parceria com João Garcia Miguel, concebeu, para além de ter participado com mais nove performers, a ideia para um reality-dinner-show intitulado Copo d’água apresentado no evento 1001 Noites Fx no Mercado da Ribeira – Jan. 04.

Concebeu com João Garcia Miguel e Luís Vieira e participou no jantar-performance Trás d’Orelha apresentado no Festival A8-Artes em Curso produzido pela Transforma – Set. 03.

Co-criou com Beatriz Cantinho e Herlander Elias uma das três versões da performance Schreibstück, apresentada na Ilha 7 do Festival CAPITALS na sala Polivalente do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian – Jul. 03

Concebeu e interviu na conferência-performance Guerrero Notebook, apresentada na Ilha 6 do Festival CAPITALS na sala Polivalente do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian – Jul. 03 e no Festival A8 – Artes em Curso produzido pela Transforma – Out. 03.

Concebeu e dirigiu o projecto eu e tu, tu e eu apresentado no Atelier nr. 8 do Antigo Mercado do Chão Loureiro em Lisboa, no âmbito dos Encontros Imediatos 2 do Festival Danças na Cidade 2002.

Concepção e produção de três instalações em parceria com Alexandre Pereira intituladas: I put a spell on you, Come e Reencontro, para a Semana da Juventude da Câmara Municipal de Lisboa que decorreu entre 19 e 28 de Março de 2002 no Palácio Marim Olhão em Lisboa.

Em Julho de 2000, legendou fotografias de Alexandre Pereira para a exposição Primeira Impressão que se realizou no Bar Vinyl, em S. João do Estoril.

EDIÇÃO E PUBLICAÇÕES

Foi co-editor da revista “ArtinSite”, uma revista de cultura e arte contemporâneas, onde publicou (nr.0) o seguinte artigo: Em que as artes contribuem para a minha felicidade?

Around the world… the world…, Global Tour, Paris e Amsterdão.

Doc-memo, CAPITALS, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2005.

MARKETING E COMUNICAÇÃO NAS ARTES PERFORMATIVAS E VISUAIS

Entre Janeiro de 2002 e Junho de 2004, foi consultor de projecto para as áreas de marketing, comunicação e angariação de recursos da TRANSFORMA – Associação Cultural. Paralelamente,

Entre Maio e Julho de 2001, colaborou com o Teatro Nacional S. João no Porto, no âmbito de um projecto no campo do Marketing e do Desenvolvimento de Públicos para as Artes do Espectáculo.

Entre Fevereiro e Abril de 2001, colaborou, no âmbito do Programa Difusão das Artes do Espectáculo, com o Departamento de Descentralização e Difusão do Instituto Português das Artes do Espectáculo (IPAE)/ Ministério da Cultura (MC).

Entre Outubro de 1999 e Dezembro de 2000, foi assistente de Guillaume Baschet- -Sueur no Projecto-Piloto de Desenvolvimento de Públicos do IPAE/ MC, que consistiu na aplicação de técnicas e estratégias de desenvolvimento de públicos, após análise de dados nacionais relativos a companhias de teatro e dança e a centros de acolhimento de espectáculos, em sete centros de artes do espectáculo tutelados ou financiados pelo Ministério da Cultura, numa perspectiva de descentralização geográfica abrangente da diversidade das estruturas e das áreas artísticas que apresentam: Orquestra Nacional do Porto, Balleteatro Auditório (Porto), Auditório Nacional Carlos Alberto (Porto), Teatro Regional da Serra de Montemuro (Castro Daire), Citemor (Montemor-o-Velho), Estaleiro Teatral (Aveiro) e Centro Regional das Artes do Espectáculo do Alentejo / CENDREV – Teatro Garcia de Resende (Évora).

PRODUÇÃO CULTURAL

Entre Dezembro de 2001 e Janeiro de 2002, colaborou na produção do projecto multidisciplinar Why Not? que integrou trabalhos nas áreas da fotografia, vídeo e música e cujo tema foi a Índia, que decorreu entre 18 e 26 de Janeiro de 2002 no Palácio Marim Olhão em Lisboa.

Em Abril de 2000, co-fundou a Nuvem de Fogo – Associação Cultural, entidade responsável pela organização do 37º Congresso de Jovens Filósofos, sob o tema do Imaginário, que se realizou na Fundação Calouste Gulbenkian e no Espaço Ginjal (entre 17 e 20 de Abril de 2000).

HABILITAÇÕES ACADÉMICAS E PEDAGÓGICAS

Actualmente, frequenta o programa de doutoramento Teoria, Historia y Prática del Teatro da Universidade Alcalá de Madrid.

Entre 2003 e 2004, frequentou o ano curricular do Mestrado em Ciências da Comunicação na vertente Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Entre 19 de Fevereiro a 9 de Março de 2001, realizou o Curso de Formação Pedagógica de Formadores, ARFOR/Forum Dança-Associação Cultural, Lisboa, Fev-Mar 01.

Em Setembro de 1999, terminou a licenciatura em Comunicação Cultural na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, com a apresentação de um trabalho de investigação sobre o papel do comunicador cultural na prática teatral contemporânea, onde procurou averiguar e estabelecer áreas de intervenção da figura do comunicador cultural, enquanto mediador, no processo de comunicação entre o teatro, na sua forma de espectáculo, e os diversos públicos.

Ao longo da licenciatura, realizou vários trabalhos de investigação nas mais diversas áreas de estudo (Literatura e Cultura Portuguesas, Antropologia, Sociologia da Comunicação e da Cultura, Gestão cultural, Deontologia da Acção Cultural, Cultura e Desenvolvimento, Prática Teatral Contemporânea, Pensamento Oriental e das Teorias do Imaginário), dos quais se podem destacar:

- “As Guerras do Alecrim e Manjerona” de António José da Silva; (Dezembro de 1995);
- “As Lisboas de Fernando Pessoa”; (Abril de 1996);
- “La Haine: um documento social?”; (Maio de 1996);
- “Teatro Nacional D. Maria II – Que modelo de gestão cultural?”; (Janeiro de 1997);
- “A Europa teatral do século XX”; (Junho de 1997)
- “As novas linguagens dramatúrgicas e cénicas do espectáculo”; (Fevereiro de 1998);
- “Os Direitos de Autor na prática teatral”; (Janeiro de 1998);
- “Do comunicador cultural como actor e encenador da prática teatral contemporânea”; (Janeiro de 1999)”;
- “Um Sonho ou Um Jogo de Sonhos: do onírico ao devaneio” (Janeiro de 1999) – a partir do espectáculo Um Sonho apresentado pelo Teatro da Cornucópia em 1998;
- “O teatro como actividade mimética e outras possibilidades de apropriação” (Mai. 1999).

Entre Fevereiro e Julho de 1998, frequentou a Universidade catalã Ramon Llull, na Faculdade de Ciências da Comunicação Blanquerna, com uma bolsa do programa Erasmus. Ao longo deste semestre, frequentou, na mesma faculdade, um Seminário de Relações Públicas e Publicidade, sob a orientação de Prof. Francesc Valls.

COMUNICAÇÕES

Em Outubro de 2004, apresentou uma comunicação intitulada “Apontamentos para um manual de sobrevivência às monoculturas” no Forum dedicado às actividades culturaisno Teatro Esther de Carvalho em Montemor-o-Velho.

Em Dezembro de 2006, moderou uma mesa redonda sobre Serviços Educativos nas Organizações Culturais, inserido no âmbito do Seminário Educação pela Arte.

ACTIVIDADES EXTRACURRICULARES

Participou nas seguintes actividades:
- Workshop de “Voz e Corpo, orientado por Lúcia Lemos, FC Verão 04 (Forum Dança e C.E.M.) – Set 04.
- Workshop de Teatro, orientado por Pedro Penim, Espaço Transforma – Dez 03.
- Workshop “The Promise/The Procedure”, orientado por Rebecca Schneider, Ilha 6 do CAPITALS, CAM – Jul 03.
- Curso de História da Dança: “Situar a Dança para o Século XXI” sob a orientação do Prof. Ezequiel Santos, Forum Dança – Associação Cultural, Mai. 2002.
- Seminário sobre Artes e Ensino: “As Artes e a sua prática na Escola”, sob a orientação da Prof. Madalena Victorino, Transforma Associação Cultural, Abr. 2002.
- Workshop de Voz e Ressonância Corporal sob a orientação de José Abreu, CEM – Centro em Movimento, Abr. 2002.
- Seminário “Marketing para as Artes e Cultura – Identificação de Mercados para Empreendimentos Artísticos e Culturais” (sob a orientação do Prof. Paulo Cesar Motta) – Centro Cultural de Belém (CCB), Out. 00;
- Seminário “Consumos e Públicos de Cultura em Portugal – Instrumentos de análise e intervenção cultural” (sob a orientação de Dra. Paula Abreu) – CCB, Jun. 00;
- Oficina de escrita teatral (sob a orientação do Prof. António Mercado); TNSJ-Dramat/ Rivoli, Out.-Mai. 00;
- Seminário “Money for culture” (sob a orientação de Prof. Rod Fischer), CCB, Out. 99;
- Seminário “Viagem pela dramaturgia contemporânea” (sob a orientação do Prof. Joseph Danan) – TNSJ-Dramat/ Balleteatro, Jul. 99;
- Seminário “Teatro Político I e II: aspectos de uma dramaturgia contemporânea” “Teatro Político II: esboços para um texto dramático (sob a orientação de Graça P. Corrêa) – CCB, Abr.- Mai. 1999;
- 36º Congresso de Filósofos Jovens, Círculo de Belas Artes de Madrid, de 6 a 9 de Abril de 1999.
- Congresso “As Ciências da Comunicação na viragem do milénio”, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, de 22 a 24 de Março de 1999;
- 35º Congresso de Jovens Filósofos, Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, de 14 a 17 de Abril de 1998.
- Colóquio Internacional “Sondagens e Opinião Pública”, Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, 26/27 Maio 97
- Curso de Leitura e Escrita, (ministrado pela Dra. Helena Sá Mesquita), Sociedade de Língua Portuguesa, Lisboa, 1996.
- Jornadas de Comunicação, na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 1995.